A Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Timbó informa que, diante do aumento de casos de dengue registrados em alguns bairros do município, dará início à aplicação do Fumacê, conforme orientações da Vigilância Epidemiológica Estadual.
A ação ocorrerá em áreas específicas do bairro Pomeranos, onde há maior incidência de casos confirmados desde o início do ano. O Fumacê será aplicado nos dias 22, 25 e 29 de abril, a partir das 17h, com objetivo de reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A aplicação é controlada e segura, porém requer alguns cuidados por parte da população :
Mantenha portas e janelas abertas durante a aplicação, permitindo que o produto entre nos ambientes;
Recolha roupas do varal e proteja alimentos;
Cubra bebedouros e potes de ração de animais de estimação;
Evite permanecer em ambientes totalmente fechados, priorizando locais ventilados;
Afaste-se do veículo aplicador, pois os técnicos estão devidamente protegidos com equipamentos de segurança;
Proprietários de colmeias devem proteger as áreas, evitando impactos nas abelhas;
Em caso de contato de alimentos com a fumaça, recomenda-se higienizá-los antes do consumo.
Caso as condições climáticas impeçam a realização na data programada, a ação será reagendada.
A Prefeitura reforça que a dengue é uma ameaça séria e pode matar. O combate ao mosquito é uma responsabilidade coletiva. Por isso, pedimos a colaboração de todos na eliminação de criadouros em suas residências. Inicialmente os demais bairros de Timbó não serão realizadas ações de fumacê nesse primeiro momento, em função do baixo número de pessoas que ficaram doentes a partir da picada do mosquito.
Locais onde será aplicado o Fumacê Rua Pomeranos até aproximadamente o número 1200 Rua Taió Rua Gerhard Spiess até a esquina com a Rua Navegantes Rua Tubarão Rua Jaraguá Rua ville Rua Harry Blodorn Rua Mafra Rua Emilie Gustmann Rua Atalanta Rua Joaçaba Rua Urubici Rua Itaiópolis Rua Curitibanos Rua Canoinhas Rua Pomerode até aproximadamente número 600
Em caso de mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, no departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica pelo telefone 3380 7254 ou 3380 7257.