Ação já reúne mais de 20 empresas e dinheiro suficiente para quatro aparelhos
Empresários de Pomerode organizaram uma ação beneficente para aumentar a capacidade de atendimento a pacientes de Covid-19 no Hospital e Maternidade Rio do Testo. Mais de 20 empresas e empreendedores aderiram à campanha e levantaram R$ 212 mil, dinheiro suficiente para comprar até quatro aparelhos.
Hoje, o Rio do Testo conta com apenas um equipamento de respiração. Embora Pomerode registre um único caso confirmado de Covid-19, sem gravidade, a iniciativa pretende reforçar a estrutura do município e apoiar as autoridades de saúde na prevenção e combate à doença.
“Foi uma demonstração de solidariedade muito grande dos empresários de Pomerode neste momento”, comemora o diretor do hospital, Frank Volkmann.
Segundo Volkmann, o processo de importação dos aparelhos já começou. A expectativa é contar com os equipamentos nas próximas semanas, para quando as autoridades de saúde projetam um aumento no número de casos do novo coronavírus. O Rio do Testo não possui leitos de UTI, mas pode manter pacientes em isolamento enquanto não necessitarem de tratamento intensivo.
O empresário Geraldo Pedrini, que iniciou a mobilização, segue recebendo contatos de empresas interessadas em colaborar. O grupo já mira a possibilidade de adquirir mais aparelhos.
“Foi muito fácil conseguir a adesão de amigos. Com mais estrutura, esperamos poder ampliar o atendimento a quem precisar e ter condições de voltar à normalidade o mais rápido possível”, avalia.
Não há data limite para aderir. Caso a ação arrecade mais do que o necessário para comprar respiradores, o restante do dinheiro ajudará a custear outras despesas do hospital.
Lista de doadores:
Calesita Cativa Centerplast Ekotex Química Fakini Farmalan Gladys Siewert HI Etiquetas Joca Construção Kyly Link Malhas Treze Moacir Fakini Netzsch Nugali Chocolates Obenaus Objeto Brasil Olho Embutidos Ouro Preto Mineração Pomerplast Embalagens PortoAço Construtora Schornstein Weiku