
Cidades do interior de SC avançam em transformação digital, e 1 em cada 3 busca capacitação para servidores
Maio 16, 2025
Dados foram consolidados a partir da implantação de plataforma da Betha Sistemas que oferta cursos técnicos voltados à gestão pública digital
Em meio ao avanço da transformação digital na gestão pública, pequenas cidades de Santa Catarina têm intensificado a busca por qualificação de servidores. Entre junho e dezembro de 2024, 96 municípios com menos de 100 mil habitantes procuraram capacitações oferecidas pela Betha Sistemas — número que representa mais de um terço das cidades de pequeno porte do estado. O movimento revela um esforço concreto das prefeituras do interior para adaptar suas equipes às novas exigências dos sistemas digitais de istração.
Os dados foram consolidados a partir da implantação da plataforma Betthers+, lançada pela Betha Sistemas em junho do ano ado para centralizar e ampliar as ofertas de capacitação técnica voltadas à gestão pública. Com quase 40 anos de atuação, a empresa catarinense é referência nacional em soluções tecnológicas para prefeituras, atendendo mais de 800 municípios em todo o Brasil.
A tendência se manteve nos primeiros meses de 2025: entre janeiro e abril, 45 municípios com menos de 100 mil habitantes já participaram das capacitações promovidas pela Betha, totalizando 122 treinamentos nesse período. “Os números reforçam que a digitalização da gestão pública não é mais uma perspectiva futura, mas uma realidade que vem exigindo preparo técnico constante por parte dos servidores municipais”, destaca Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas.
Aldo destaca, ainda, a importância de investir na capacitação dos servidores públicos, que são os principais responsáveis por operar as ferramentas tecnológicas adotadas pelas prefeituras. Segundo ele, a transformação digital só gera resultados concretos quando vem acompanhada de preparo técnico. “De nada adianta oferecer tecnologia de ponta se quem está na ponta não sabe como usar. O servidor precisa entender o sistema, se sentir seguro e saber aplicá-lo na rotina — é isso que garante eficiência e melhoria no serviço público”, afirma.
Exemplos no Oeste e na Serra
No Oeste de Santa Catarina, Barra Bonita ilustra bem os desafios enfrentados por municípios de pequeno porte na adoção de tecnologias. Segundo o assessor jurídico da prefeitura, Afonso Rizzo Brasil, a resistência ainda é uma barreira entre os servidores. “Muitas vezes é difícil fazer com que as pessoas compreendam que estamos em um novo mundo. Há resistência por parte de muitos servidores, mas com capacitação contínua, eles começam a entender melhor o sistema, a melhorar e encontrar formas mais eficazes de trabalhar”, avalia. Diante da distância dos grandes centros e das limitações logísticas, ele reforça que o formato remoto das capacitações tem sido decisivo: “A capacitação online é essencial para nós”, diz.
Em São Joaquim, na Serra Catarinense, o avanço da transformação digital tem sido prioridade, destaca o prefeito José Teodoro de Sena Amaral, o Dorinho. “A gestão pública só está funcionando onde há tecnologia e inovação. É preciso aliar tecnologia com qualificação e motivação dos servidores”, reforça. No município, a informatização começou pela Saúde e permitiu visualizar gargalos e agir com rapidez: “Antes, no papel, tudo era mais demorado. Hoje, conseguimos respostas com um ou dois cliques”, completa, citando como exemplo a melhoria no atendimento à saúde de gestantes por meio da busca ativa orientada por dados.
Foco em facilitar o o
Criada para atender às novas demandas da gestão pública digital, a plataforma Betthers+ centraliza e amplia a oferta de capacitações técnicas promovidas pela Betha Sistemas. Com cursos voltados para temas estratégicos como a Nova Lei de Licitações e alternativas de incremento de receita sem aumento de impostos, a plataforma foi desenvolvida para ser ível a servidores de todos os níveis, em qualquer município do país.
Para Aldo Garcia, a ferramenta é uma das competências digitais que ajudam a superar os desafios da transformação digital. Ele reforça, ainda, que essa transformação não pode ser privilégio das grandes cidades. “É verdade que a inovação historicamente chega primeiro aos grandes centros, mas a tecnologia está mudando isso. Hoje, uma cidade de 5 mil habitantes pode ter a mesma agilidade e qualidade de gestão que uma metrópole. O que garante essa igualdade é o o à capacitação e às ferramentas certas”, comenta.
Sobre a Betha Sistemas: Com quase 40 anos de história, a Betha Sistemas vem transformando, através da tecnologia, a gestão pública no Brasil. Suas soluções são aplicáveis às áreas de Planejamento e Contabilidade; Gestão de Compras e Contratos, de Pessoas; Arrecadação e Fiscalização; Atendimento; Educação e Gestão Escolar; Saúde e Assistência Social; entre outros . Seguindo tendências de tecnologia dentro do conceito de web 2.0 e computação em nuvem, focadas na agilidade e segurança das soluções, os programas da Betha dispensam a necessidade de instalação de softwares. Atualmente, conta com 61 soluções e seis aplicativos mobile, mais de 3 mil clientes e 2,5 milhões de usuários, com presença em 800 municípios de 22 estados brasileiros, impactando mais 44,5 milhões de pessoas.
ALL Press