Cadela Malu, mascote da Defesa Civil de Timbó, participa de visitas em Unidades de Ensino da cidade

Cadela Malu, mascote da Defesa Civil de Timbó, participa de visitas em Unidades de Ensino da cidade

Maio 20, 2025 0 Por Redação

 

 

Nesta semana, a cachorra símbolo do órgão municipal esteve presente em dois Núcleos de Educação Infantil (NEI).

 

A cadela Malu, mascote da Defesa Civil de Timbó levou alegria e encanto para Unidade de Ensino, no município de Timbó.

Acompanhada de seu tutor, o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Eduardo Senem, a cachorra símbolo do órgão municipal se fez presente em dois Núcleos de Educação Infantil da cidade, nas NEIs Beija-flor e Raio de Sol.

De acordo com os responsáveis pelas ações, o objetivo principal dessas visitas é estreitar os laços entre a comunidade e a Defesa Civil, além de desmistificar a ideia de que o órgão só atua em situações de emergência, como enchentes, deslizamentos de terra ou desabamentos. Durante as visitas, é feita uma apresentação sobre o papel da Defesa Civil, sua importância e em que momentos a população deve acioná-la.

Malu foi escolhida por seu perfil dócil e sua capacidade técnica. Ela está em processo de treinamento como cão de busca e salvamento com foco em odor específico, ou seja, preparada para localizar pessoas desaparecidas, inclusive em situações de soterramento.

Vinda de um canil referência no estado de São Paulo, Malu tem genética favorável ao trabalho e características que a tornam ideal para interagir com crianças: é tranquila, carinhosa e não apresenta comportamento agressivo.

As visitas ocorrem duas vezes por semana, contemplando duas unidades escolares por vez — uma no período da manhã e outra no período da tarde.

“Muitas crianças têm medo ou trauma de cachorro. Com a Malu, a gente trabalha essa socialização, que ajuda no desenvolvimento, na fala, na parte sentimental. O cachorro traz paz e conforto para as crianças”, relata o coordenador da Defesa Civil de Timbó e tutor da cadela Malu.